Publicidade

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vantagens da Criação de Codornas

Vantagens da Criação de Codornas

Algumas das vantagens desse tipo de criação são:

- Rápido crescimento;
- Precocidade sexual;
- Alta postura;
- Elevada rusticidade;
- Baixo consumo alimentar.

A Criação

A criação de codorna pode ser feita em dois níveis:

. Criação doméstica: é a criação feita em casa, não exige muito rigor técnico, mas cuidados devem ser tomados, como o destino dos dejetos. Geralmente é considerada como uma criação de animais de estimação.

. Criação comercial: é a criação feita para escala produtiva. Exige maior rigor técnico com a alimentação das aves, idade de início e fim de postura, descarte de matrizes, tamanho dos ovos, etc.

A implantação

A implantação de uma criação requer alguns cuidados, que se não observados podem comprometer a produção das aves.

. Localização: o criatório deve situar-se em um local aberto, com boa ventilação de ar e presença sol. Um fator que deve ser observado é a orientação do galpão das aves, caso a região seja de clima quente, é recomendável construir o galpão no sentido Leste-Oeste, para evitar a incidência do sol diretamente nas aves.

. Temperatura: a temperatura ideal para a criação é de 20ºC a 23°C.

. Luminosidade: este é o fator que determina a produção de ovos. A ave deve ter contato com a luz durante 18 horas por ia, para manter a produção de 1 ovo por dia. A utilização de iluminação artificial faz-se necessária para suprir a necessidade das aves.

. Água: é fundamental dispor de água de qualidade, pois ela é a responsável pelo metabolismo dos animais, além de ser utilizada para limpeza das instalações.

. Circulação de Ar: a circulação de ar é muito importante, pois retira do ambiente o excesso de gases liberados pelas fezes dos animais e garante uma temperatura confortável.

Estrutura

A estrutura básica de uma criação deve contar com disponibilidade de área, água de qualidade e instalações que garantam o mínimo de conforto aos animais. Lembrando que estes requisitos são para o empreendedor que deseja ter uma granja comercial.

Instalações e Equipamentos

Irão variar de acordo com o tipo de criação, ou seja, doméstica ou comercial, porém, se torna válido citar alguns tipos de instalações e equipamentos:

- Galpões Fechados (laterais): apresenta um alto custo, além do que não podem ser muito grandes e largos, pois dificultam a circulação de ar, recomenda-se que se tenha várias janelas. Em caso de uma criação doméstica, é recomendável fazer cortinas de tecido ou lona de cor clara e instalar na lateral do viveiro. Essas cortinas devem ser usadas em dias frios para evitar a morte das aves pelo frio.

- Galpões Abertos (laterais): apresentam maior economia quando implantados em regiões de alta temperatura, porém, deve-se controlar a temperatura durante o inverno. Este tipo de instalação exige telas nas laterais, a fim de evitar a fuga das aves e impedir a entrada de predadores.

- Telhados: influência na temperatura interna do galpão, as telhas de barro oferecem maior conforto térmico, porém, exigem maior gasto com madeiramento, por outro lado, as telhas de cimento amianto são de custo mais baixo, porém, aumentam a temperatura interna. A construção de lanternim no telhado também ajuda na refrigeração do ar e escape dos gases de dentro do galpão.

Lanternim no telhado

- Piso: pode ser de cimento rústico ou outro material, deve apresentar uma pequena declividade, para favorecer a higienização do local.

- Gaiolas de Postura: possibilita um melhor controle produtivo das aves, recomenda-se as gaiolas de arame galvanizado, são padronizadas nas medidas 100 cm X 30 cm (comporta 30 aves) ou 100 cm X 40 cm (comporta 40 aves), com duas ou três repartições. Pode-se utilizar gaiolas de madeira (com fundo de arame), tem como vantagem o baixo custo.

- Gaiolas de Recria. São utilizadas na fase intermediária de crescimento. As aves são alojadas com 15 dias de vida e saem quando atingem os 35 dias.

- Gaiolas para Codornas de Corte. São de tamanho 100 cm X 40 cm.

- Bebedouro. O mais comum é o do tipo nipple, pois possibilita obter melhor qualidade da água, economia na sua administração e maior controle nos medicamentos. No caso de pequenas criações pequenas vasilhas de plástico podem ser usadas.

- Comedouro. Geralmente vem junto com a gaiola.

Fonte: SEBRAE-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário