Publicidade

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fatec tem curso de Agronegócio

Mogi se destaca em algumas cadeias produtivas e conta com ensino superior de tecnologia neste segmento

O agronegócio é um setor promissor, que se tornou importante para o País e com muitas oportunidades. É uma área que movimenta consideravelmente a economia e contribui com 25% a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, movimentando cerca de US$ 330 bilhões por ano.
"Não é por acaso que nosso País é reconhecido internacionalmente por ser o celeiro mundial pela produção de alimentos e de energia renovável", frisa o agrônomo e diretor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi, Fernando Juabre Muçouçah.

Segundo o especialista, que tem mestrado e doutorado em Agronomia, o Brasil é o único no mundo que ainda tem milhões de hectares que poderão ser destinados à agropecuária e, ainda assim, preservar todos os biomas. Com isso, o agronegócio é uma excelente opção para quem gosta desta área, tem força de vontade e quer ser um profissional de sucesso.



Região
No Alto Tietê, Muçouçah diz que o segmento é uma parcela do agronegócio nacional, com destaque para algumas cadeias produtivas, como caqui, nêspera, hortaliças folhosas, orquídeas, cogumelos, criação de codornas e de galinhas poedeiras. E pela aptidão agrícola que a região oferece, conferida pela tradição da exploração neste setor por décadas no Alto Tietê, a Fatec da cidade passou a oferecer, desde o segundo semestre de 2008, um curso superior de tecnologia voltado para a área. "Também foi uma solicitação dos próprios produtores e das instituições já existentes na região que tratam do agronegócio", revela.
De acordo com o diretor, 300 acadêmicos fazem o curso e a primeira turma se formará no fim do primeiro semestre de 2011. Atualmente, cerca de 70% a 80% dos alunos são mogianos e o restante do Alto Tietê e da Grande São Paulo. "Temos um público bem eclético e de diferentes faixas etárias. Cerca de 15% deles são produtores rurais", explica.


Curso
O curso oferecido pela Fatec é de nível superior, com duração de três anos, permitindo ao interessado a busca por uma especialização, mestrado ou MBA em áreas afins. O seu foco é na área de gestão do agronegócio e administração rural, abrangendo diferentes áreas de atuação profissional, como finanças, gestão da qualidade e certificação, administração e gestão, comercialização agrícola voltada para o mercado interno e para a exportação, mercado futuro para atuar na Bolsa de Valores, entre outros.

fonte: Moginews

Nenhum comentário:

Postar um comentário